quarta-feira, 31 de outubro de 2007

DIREITOS AUTORAIS E A ANULAÇÃO DE UM EDITAL

DIREITOS AUTORAIS E A ANULAÇÃO DE UM EDITAL

 

            A comunidade das artes ficou abismada com a anulação do edital Pac 02 – 2007 da Secretaria de Estado e Cultura de São Paulo (SEC), que previa a implantação de obras de arte publicas e a efetivação de palestras e oficinas gratuitas. Os motivos postos pela SEC para a anulação de tal edital foram de ordem jurídica.

            Na busca de informações acerca do que consistia tal impedimento jurídico contatou-se que seu foco de origem foi uma ação promovida pelas Escultoras Renata Bueno e Magda Sento Sé que questionaram, através de seu advogado Eduardo Scalon, que o referido Edital seria uma copia do projeto Ludicidade (http://ludicidade.com.br) que ambas inscreveram e foram contempladas com verbas para sua implantação em na edição de 2006 de anterior de Editais Ligados ao Programa de Ação Cultural.

            O projeto Ludicidade que compreendeu a implantação de uma escultura de 4,5 m de altura em forma de vaca, chamada de Estrela Cadente, em maio de 2007, na praça  Praça Rotary Club de São Paulo – Butantã – São Paulo – SP. Magda Sento Sé, co autora do projeto e diretora-executiva da Pymenta, agência de Produção Cultural, falou na época da inauguração da escultura: "Nossa intenção é de reaproveitar praças pouco utilizadas e devolvê-las reinventadas às crianças e aos cidadãos da metrópole".

            A ação jurídica culminou no cancelamento do Edital reveste-se com a roupagem de uma apropriação de um formato de ação artística e cultural que é reiteradamente de domínio público para uma esfera privada. A implantação de monumentos , através de concorrências publicas, nos quais os autores ministrem associadamente palestras e oficinas são praticas usuais e reiteradas, não podendo ser tal uma construção passível de registro autoral privativo de indivíduos ou grupos.

            A apropriação de praticas culturais reiteradas as quais os reais autores jamais solicitaram registros ou patentes é algo preocupante, pois diante de tal cenário possivelmente teremos que pagar direitos autorais para exercermos atos que hoje são cotidianos da produção artística e cultural.

            Perante a ação das escultoras fica a duvida se ignoravam o fato que tal formato concorrência publica é reiteradamente usado mesmo antes de elas houvessem urdido o projeto Ludicidade; se objetivaram uma aventura jurídica ou inocentemente ao desejarem um dialogo amplo usaram contundentes meios jurídicos para tal fim. A resposta verdadeira para tal duvida da comunidade artística só a elas compete fornecer... isso é se alguém, de fato, quiser participar de diálogos tendo por intermediário um advogado constituído.

            As vitimas de tal processo são os artistas e proponentes que investiram seu tempo, seus sonhos e mesmo recursos financeiros para materializarem seus projetos que foram sumariamente descartados diante do quadro jurídico apresentado; assim como também a sociedade é vitima por não terá acesso a produções estéticas que seriam instaladas; a maior vitima é a população carente que teria acesso gratuito a palestras, oficinas e workshops que sempre corroboram na diminuição da fragilidade social na qual algumas camadas excluídas estão expostas.

            Mas fica a questão: Quem ganhou algo com isso? A SEC nada ganhou ao ver seus planos de atuação cultural sendo cancelados. As escultoras correm o risco de serem execradas de modo tácito pela comunidade artística e cultural se forem entendidas como sendo as algozes da situação. O projeto Ludicidade poderá ganhar uma visibilidade negativa nas mídias.  Certamente se o advogado contratado receber honorários por sua atuação, será o único a ganhar algo com tal cenário e tal ganho além de legal é moralmente aceito por nossa sociedade como algo usual.

            Entre perdas e danos só podemos esperar que a SEC edite brevemente um novo Edital voltado ao trato das Artes Plásticas.

           

 

A ENTREVISTA

            Magda Sento Sé concedeu através de telefone no dia 31/10/2007 uma entrevista ao Jornal Virtual das Artes:

JVA: O que moveu você e a Renata Bueno a entrarem com uma ação perante a SEC de São Paulo?

Magda "Neste caso pontual nos sentimos Lesadas, pois o edital é uma copia do projeto Ludicidade que apresentamos ano passado".

JVA: O projeto Ludicidade contava também com uma concorrência publica?

Magda: "Não, a semelhança esta nas oficinas, palestras associadas com a efetivação de um monumento..."

JVA: É uma ação jurídica de preservação de direito autoral?

Magda: "Entramos apenas dentro da esfera administrativa da SEC, que ao cancelar o edital reconheceu o seu erro e falha..."

JVA: Como acredita que a SEC deva corrigir esta "falha"?

Magda: "A SEC deveria nos chamar para abrir uma via de dialogo..."

JVA: Em que instancias ocorreu o registro do projeto para garantia de seu direito autoral?

Magda: "O projeto não esta registrado...segundo as informações que temos não há necessidade de estar registrado..."

JVA: Isso significa que qualquer projeto que compreenda implantação de arte publica associado com palestras e oficinas deverá pagar direitos autorais a vocês?

Magda: "Haverá a necessidade de um dialogo... A SEC assumiu que nossa pretensão era cabível ao cancelar o Edital... Eles não estavam abertos ao dialogo."

JVA: No ano passado e neste ano a SEC nos diversos editais do PAC a questão de inclusão de palestras e oficinas ocorreram, vocês pretendem obterem direitos autorias destes outros editais?

Magda: "Não, apenas neste..."

JVA: Quanto tempo vocês vem trabalhando no Projeto Ludicidade e quando foi apresentado publicamente?

Magda: "Já trabalhávamos nos projeto a uns 4 anos... apresentamos publicamente no ano passado"

JVA: Anteriormente ao seu projeto outros eventos públicos uniram concorrência de monumento associadas a palestras ou oficinas, neste sentido o direito autoral não seria de tais iniciativas anteriores?

Magda: "Dentro da esfera do Estado de São Paulo e perante a SEC fomos nos que apresentamos primeiro".

JVA: Alguns proponentes estudam a possibilidade de entrarem contra vocês com uma ação, como se sente perante tal fato?

Magda: "Tal situação é interessante para ampliarmos o dialogo até mesmo com a SEC. A SEC tem que abrir o dialogo conosco e com os demais artistas".

 

 

REPERCUSSÃO DA NOTICIA:

 

"Uma vaca que impediu que trabalhássemos. Não to falando da escultora e sim da escultura dela que é de uma vaca".

Um proponente que preferiu não se identificar

 

"Estávamos apresentando um projeto de inclusão perante a diversidade, uma cápsula do tempo de esperanças para uma época na qual não houvesse mais preconceito e tudo foi por terra."

Escultor responsável por um dos projetos.

 

"Investimos em custos para fazer o projeto, agora foi cancelado, quem vai pagar por estes custos?"

Um proponente que não deseja ser identificado

 

"Vou reunir todos os artistas para entrar com uma ação contra isso, estas escultoras foram as culpadas pelo cancelamento, alguém tem que pagar o que gastamos , as perdas e danos, isso não pode ficar assim"

Um dos proponentes

 

"Meu monumento falava do amor e da paz entre os seres humanos, um dia ainda vou ver ele feito e o meu sonho"

Um escultor surpreendido pelo cancelamento

 

Texto publicado por Wellington R Costa no Jornal Virtual das Artes.

Copyleft: livre publicação de tais informações na totalidade ou parcialmente contato que a fonte seja citada.

DIREITOS AUTORAIS E A ANULAÇÃO DE UM EDITAL

DIREITOS AUTORAIS E A ANULAÇÃO DE UM EDITAL

 de Wellington R Costa

 

            A comunidade das artes ficou abismada com a anulação do edital Pac 02 – 2007 da Secretaria de Estado e Cultura de São Paulo (SEC), que previa a implantação de obras de arte publicas e a efetivação de palestras e oficinas gratuitas. Os motivos postos pela SEC para a anulação de tal edital foram de ordem jurídica.

            Na busca de informações acerca do que consistia tal impedimento jurídico contatou-se que seu foco de origem foi uma ação promovida pelas Escultoras Renata Bueno e Magda Sento Sé que questionaram, através de seu advogado Eduardo Scalon, que o referido Edital seria uma copia do projeto Ludicidade (http://ludicidade.com.br) que ambas inscreveram e foram contempladas com verbas para sua implantação em na edição de 2006 de anterior de Editais Ligados ao Programa de Ação Cultural.

            O projeto Ludicidade que compreendeu a implantação de uma escultura de 4,5 m de altura em forma de vaca, chamada de Estrela Cadente, em maio de 2007, na praça  Praça Rotary Club de São Paulo – Butantã – São Paulo – SP. Magda Sento Sé, co autora do projeto e diretora-executiva da Pymenta, agência de Produção Cultural, falou na época da inauguração da escultura: "Nossa intenção é de reaproveitar praças pouco utilizadas e devolvê-las reinventadas às crianças e aos cidadãos da metrópole".

            A ação jurídica culminou no cancelamento do Edital reveste-se com a roupagem de uma apropriação de um formato de ação artística e cultural que é reiteradamente de domínio público para uma esfera privada. A implantação de monumentos , através de concorrências publicas, nos quais os autores ministrem associadamente palestras e oficinas são praticas usuais e reiteradas, não podendo ser tal uma construção passível de registro autoral privativo de indivíduos ou grupos.

            A apropriação de praticas culturais reiteradas as quais os reais autores jamais solicitaram registros ou patentes é algo preocupante, pois diante de tal cenário possivelmente teremos que pagar direitos autorais para exercermos atos que hoje são cotidianos da produção artística e cultural.

            Perante a ação das escultoras fica a duvida se ignoravam o fato que tal formato concorrência publica é reiteradamente usado mesmo antes de elas houvessem urdido o projeto Ludicidade; se objetivaram uma aventura jurídica ou inocentemente ao desejarem um dialogo amplo usaram contundentes meios jurídicos para tal fim. A resposta verdadeira para tal duvida da comunidade artística só a elas compete fornecer... isso é se alguém, de fato, quiser participar de diálogos tendo por intermediário um advogado constituído.

            As vitimas de tal processo são os artistas e proponentes que investiram seu tempo, seus sonhos e mesmo recursos financeiros para materializarem seus projetos que foram sumariamente descartados diante do quadro jurídico apresentado; assim como também a sociedade é vitima por não terá acesso a produções estéticas que seriam instaladas; a maior vitima é a população carente que teria acesso gratuito a palestras, oficinas e workshops que sempre corroboram na diminuição da fragilidade social na qual algumas camadas excluídas estão expostas.

            Mas fica a questão: Quem ganhou algo com isso? A SEC nada ganhou ao ver seus planos de atuação cultural sendo cancelados. As escultoras correm o risco de serem execradas de modo tácito pela comunidade artística e cultural se forem entendidas como sendo as algozes da situação. O projeto Ludicidade poderá ganhar uma visibilidade negativa nas mídias.  Certamente se o advogado contratado receber honorários por sua atuação, será o único a ganhar algo com tal cenário e tal ganho além de legal é moralmente aceito por nossa sociedade como algo usual.

            Entre perdas e danos só podemos esperar que a SEC edite brevemente um novo Edital voltado ao trato das Artes Plásticas.

           

 

A ENTREVISTA

            Magda Sento Sé concedeu através de telefone no dia 31/10/2007 uma entrevista ao Jornal Virtual das Artes:

JVA: O que moveu você e a Renata Bueno a entrarem com uma ação perante a SEC de São Paulo?

Magda "Neste caso pontual nos sentimos Lesadas, pois o edital é uma copia do projeto Ludicidade que apresentamos ano passado".

JVA: O projeto Ludicidade contava também com uma concorrência publica?

Magda: "Não, a semelhança esta nas oficinas, palestras associadas com a efetivação de um monumento..."

JVA: É uma ação jurídica de preservação de direito autoral?

Magda: "Entramos apenas dentro da esfera administrativa da SEC, que ao cancelar o edital reconheceu o seu erro e falha..."

JVA: Como acredita que a SEC deva corrigir esta "falha"?

Magda: "A SEC deveria nos chamar para abrir uma via de dialogo..."

JVA: Em que instancias ocorreu o registro do projeto para garantia de seu direito autoral?

Magda: "O projeto não esta registrado...segundo as informações que temos não há necessidade de estar registrado..."

JVA: Isso significa que qualquer projeto que compreenda implantação de arte publica associado com palestras e oficinas deverá pagar direitos autorais a vocês?

Magda: "Haverá a necessidade de um dialogo... A SEC assumiu que nossa pretensão era cabível ao cancelar o Edital... Eles não estavam abertos ao dialogo."

JVA: No ano passado e neste ano a SEC nos diversos editais do PAC a questão de inclusão de palestras e oficinas ocorreram, vocês pretendem obterem direitos autorias destes outros editais?

Magda: "Não, apenas neste..."

JVA: Quanto tempo vocês vem trabalhando no Projeto Ludicidade e quando foi apresentado publicamente?

Magda: "Já trabalhávamos nos projeto a uns 4 anos... apresentamos publicamente no ano passado"

JVA: Anteriormente ao seu projeto outros eventos públicos uniram concorrência de monumento associadas a palestras ou oficinas, neste sentido o direito autoral não seria de tais iniciativas anteriores?

Magda: "Dentro da esfera do Estado de São Paulo e perante a SEC fomos nos que apresentamos primeiro".

JVA: Alguns proponentes estudam a possibilidade de entrarem contra vocês com uma ação, como se sente perante tal fato?

Magda: "Tal situação é interessante para ampliarmos o dialogo até mesmo com a SEC. A SEC tem que abrir o dialogo conosco e com os demais artistas".

 

Texto publicado por Wellington R Costa no Jornal Virtual das Artes.

Copyleft: livre publicação de tais informações na totalidade ou parcialmente contato que a fonte seja citada.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Museu da Língua Portuguesa promove curso gratuito sobre poetas incompreendidos pela literatura mundial - Ministrado por Claudio Willer.

 
Museu da Língua Portuguesa promove curso gratuito sobre poetas incompreendidos pela literatura mundial
"Os Poetas Malditos" vai discutir autores e obras inovadoras
                                     que demoraram a ser lidas
O Museu da Língua Portuguesa promove a partir do dia 7 de novembro o curso "Os Poetas Malditos: Rebelião, Transgressão e Ruptura". Ministrado por Claudio Willer, o evento é dirigido a estudantes universitários, professores, poetas, escritores todos aqueles que gostem de poesia. O curso acontece sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, totalizando uma carga horária de 12 horas/aula, terminando no dia 28/11.
O termo 'poetas malditos' designa autores que, por incompreensão de contemporâneos ou pela ação da censura, demoraram para ser lidos e aceitos; e que, subseqüentemente, exerceram influência como inovadores. À categoria 'maldito' são associadas outras como 'ruptura', 'tradição da ruptura', 'rebelião' e 'transgressão'. Pode ser entendida em contraste com a noção de 'olímpico': por exemplo, em meados do século XIX Baudelaire foi o 'maldito', e Victor Hugo o 'olímpico'; na literatura brasileira, na altura de 1900, Cruz e Souza foi 'maldito', e Olavo Bilac 'olímpico'.
Curso Poetas Malditos
O curso examinará poetas malditos em duas etapas. A primeira focalizará suas origens históricas, românticas e simbolistas. A segunda será sobre poetas malditos na literatura brasileira, do século XIX aos contemporâneos, e portuguesa, da geração de Orfeu até poetas dos nossos dias.
Tratará, não apenas de autores, mas de questões associadas ao sentido do termo. Por exemplo, sua atualidade; a existência de 'malditos' contemporâneos; e, principalmente, sua projeção além dos limites da criação literária, em movimentos de vanguarda, na contracultura, em rebeliões sociais.
Programa:
1. As origens históricas: Gérard de Nerval e a idéia do poeta amaldiçoado; Baudelaire: pessimismo, blasfêmias e provocações;
2. Os 'malditos' que anunciaram e prepararam a modernidade literária e as vanguardas: Rimbaud, as iluminações e a poética visionária; Lautréamont, a destruição e recriação da literatura;
3. Malditos na literatura brasileira: simbolistas, excêntricos e surreais; de Sousândrade, passando por Cruz e Souza, Maranhão Sobrinho e Dario Veloso, até contemporâneos como Roberto Piva;
4. Malditos na literatura portuguesa: a geração de Orfeu: Pessoa como poeta maldito; Sá Carneiro; Raul Leal e a transgressão: a geração surrealista portuguesa: Cesariny, António Maria Lisboa, Cruzeiro Seixas e outros poetas; Al Berto e contemporâneos;
5. Discussão final: validade, atualidade e futuro do poeta maldito.

Prêmio Marta Rossetti Batista de História da Arte e Arquitetura

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Projetos Teatrais e Leis de Incentivo - Gratuito - SP

Palestra gratuita de Wellington R. Costa sobre os aspectos dos projetos Teatrais e as leis de incentivo e progamas de fomento. Enfocando: Leis de incentivo, Produção Teatral, profissionalização do trabalho no teatro, .
dia 26/10/2008 - 17h30
CEU Perus
11 3915-8753
Teatro Pascoal Carlos Magno
R. Bernardo José de Lorena, S/N - São Paulo SP
 
Apoio
CULTURA PROPOSITIVA
Tel. (11) 6694550402 / 94550402
projetosculturais2007@gmail.com
 
Informações: 11 94550402 - Leve esta palestra para seu grupo de estudos.
 
 
 
 

Mesa-redonda no MAC USP - Por Uma Arte Polvera Sustentavel

A Arte de Ocupar o Mundo

Mesa-redonda

 

Márcia Macul (Arquiteta)

Sérgio Prado (Arquiteto)

Sylvio Sawaya (Diretor FAU USP)

Jacob Klintowitz (Curador MuBE)

Mediação: Helouise Costa (Vice-diretora MAC USP)

 

Exibição de Vídeos e Softwares em Realidade Virtual (Sérgio Prado e Márcia Macul)

Imagens - P3d - Amilton Sá – Jean-Yves Schoumacher

Inauguração da Coluna Civilizatória no campus da USP

 

30 de outubro / 2007, às 19 horas

Auditório do MAC USP Cidade Universitária

 

A partir de uma percepção de atuação local/global que abarca os preceitos de desaquecimento da atmosfera e a despoluição do mar, os arquitetos, ambientalistas e artistas Sérgio Prado e Márcia Macul propõem uma nova solução para a reutilização do excedente pós-consumo, adotando como modelo o conceito de Lixo Zero = Arquitetura Sustentável. A idéia é reaproveitar todos os tipos de resíduos (plásticos, orgânicos e minerais) em sistemas de construções sustentáveis e instalações artísticas nos próprios locais onde foram descartados. Além do processo de construção propriamente dito, já patenteado pelos arquitetos, a proposta inclui a educação ambiental e capacitação criativa das comunidades, buscando a completa revitalização do ciclo produção/consumo e inserindo o trabalho e a prática social no desenvolvimento sustentável de cada bairro e cada região. "O ato contínuo de recriação para a socialização sustentável indica caminhos para uma nova forma de arte e arquitetura", avaliam os artistas-arquitetos.

 

Evento gratuito

 

MAC USP Cidade Universitária

Rua da Reitoria, 160

 

Informações

(11) 3091.3559 – ceema@usp.br

                                  

 

Sérgio Miranda - jornalista
imprensa e divulgação
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 3091.3018 I 3091.1118 I smiranda@usp.br
www.mac.usp.br

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Evento gratuito / MAC USP

 

Coleção Pirelli-MASP de Fotografia

 

Carolina Soares

Doutoranda em História da Arte pela ECA/USP identifica e discute os critérios utilizados para a seleção das obras presentes na Coleção Pirelli-MASP de fotografia, refletindo sobre os mecanismos discursivos que tentam, a partir de fundamentos e conceitos estéticos legitimados pela história da arte, afirmar o lugar da fotografia em um museu. 

 

25 de outubro e 1 de novembro / 2007

14 às 17 horas

 

Evento gratuito

 

MAC USP Cidade Universitária

Rua da Reitoria, 160

 

Informações: (11) 3091.3559 - ceema@usp.br

 

www.mac.usp.br

 

sábado, 20 de outubro de 2007

CCSP recebe inscrições para o Programa Anual de Exposições 2008 - até 09/11

CCSP recebe inscrições para o Programa Anual de Exposições 2008
até 09 de novembro


Até 09 de novembro, a Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São
Paulo recebe inscrições para o programa de exposições 2008. Os artistas
interessados deverão inscrever-se mediante o envio de portafólios e
preenchimento da ficha de inscrição, disponível no Centro Cultural São Paulo
ou no site www.centrocultural.sp.gov.br
<http://www.centrocultural.sp.gov.br>
Os portafólios deverão conter documentação fotográfica em cores de, no
mínimo, cinco trabalhos recentes, devidamente identificados (nome do
artista, data, título, dimensões da obra e demais dados que se julguem
necessários) e currículo contendo identificação, formação artística e
atividades culturais, além de endereço, telefone e e-mail para contato.

Os trabalhos serão examinados e selecionados por uma comissão designada,
composta de profissionais da área de artes visuais e pela diretoria da
Divisão de Artes Plásticas. O critério de avaliação do júri tem em
consideração a relevância da proposta do artista inscrito no quadro da
produção artística contemporânea. Os artistas selecionados participarão de
exposições individuais simultâneas, no decorrer do ano de 2008 e, ao final
das mostras, o CCSP concederá quatro prêmios aquisitivos, cujas obras
adquiridas serão incorporadas ao acervo da Pinacoteca Municipal.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Divisão de Artes Plásticas do
Centro Cultural São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, ou por
correio, com data de postagem até 09 de novembro de 2007, para:
Divisão de Artes Plásticas
Centro Cultural São Paulo
Programa Anual de Exposições 2008
Rua Vergueiro, 1000
CEP 01504-000 - São Paulo - SP
Os resultados serão divulgados a partir de 16 de janeiro de 2008.
Informações gerais sobre as inscrições para o programa de exposições poderão
ser obtidas pelo telefone 3383 3452 ou no site www.centrocultural.sp.gov.br
<http://www.centrocultural.sp.gov.br>


CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA:

PROGRAMA ANUAL DE EXPOSIÇÕES 2008

A Secretaria Municipal da Cultura FAZ SABER que, durante o período de 18 DE
SETEMBRO a 09 DE NOVEMBRO de 2007, estarão abertas inscrições para o
programa de exposições 2008 do Centro Cultural São Paulo - Divisão de Artes
Plásticas.

1. DO OBJETO
O presente edital visa selecionar 21 artistas brasileiros ou estrangeiros
residentes no país. O Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo
privilegia o debate sobre a produção artística contemporânea desde sua
origem, em 1989, propondo um mapeamento da jovem produção artística com o
objetivo de abrir espaço a artistas em início de carreira para a inserção no
circuito de artes plásticas e possibilitar o acesso do público a obras
representativas das principais linhas artísticas contemporâneas.

2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. Os proponentes (artistas interessados) deverão se inscrever mediante o
envio de portafólios e preenchimento da ficha de inscrição, disponível no
Centro Cultural São Paulo ou no site www.centrocultural.sp.gov.br
<http://www.centrocultural.sp.gov.br>
2.1.1. Os portafólios deverão conter:
a. Documentação fotográfica (suporte em papel) em cores de no mínimo 5
(cinco) e no máximo 15 (quinze) trabalhos recentes, sendo imprescindível que
cada uma das fotos seja identificada (nome do artista, data, título,
dimensões da obra e demais dados que se julguem necessários).
b. Curriculum Vitae (contendo identificação, formação artística e atividades
culturais), com endereço, telefone e e-mail para contato.
c. Documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos ou impressos
em geral, também poderão integrar os portafólios, não sendo este item
condição obrigatória.
2.1.2. Os portafólios não deverão exceder o formato A4 (21,0cmx29,7cm)
2.1.3. Não serão aceitas obras para efeito de inscrição.
2.2. O material especificado deve estar contido em envelope lacrado (ou
embalagem apropriada lacrada) com o nome do artista, devendo ser dirigido a
Divisão de Artes Plásticas
Centro Cultural São Paulo
Programa Anual de Exposições 2008
Rua Vergueiro, 1000
CEP 01504-000 - São Paulo - SP
2.3. Os portafólios poderão ser enviados pelo correio, com ficha de
inscrição preenchida, com data de postagem até 09 de novembro de 2007,
inclusive.
2.3.1. O Centro Cultural São Paulo não se responsabiliza por eventuais
envelopes extraviados pelos Correios.
2.4. As inscrições também serão realizadas na Divisão de Artes Plásticas do
Centro Cultural São Paulo, de 18 de setembro a 9 de novembro, de segunda a
sexta-feira, no horário das 14h às 17h, no endereço especificado no item
2.2.
2.5. Informações gerais sobre o programa de exposições poderão ser obtidas,
no mesmo horário e local, pelo telefone 3383 3452, ou no site
www.centrocultural.sp.gov.br <http://www.centrocultural.sp.gov.br>
2.6. O Centro Cultural São Paulo rejeitará as inscrições que não estejam de
acordo com os termos deste edital, cuja inscrição implica na automática e
plena concordância das normas nele estabelecidas.
2.7. É vedada a participação no concurso, de familiares e integrantes da
comissão julgadora, bem como de funcionários da Prefeitura do Município de
São Paulo.

3. DA SELEÇÃO E SEUS CRITÉRIOS
3.1. Os portafólios serão examinados e selecionados por comissão designada
pela diretoria do CCSP, composta por três profissionais convidados da área
de artes visuais e pela diretoria da Divisão de Artes Plásticas.
3.1.1. A seleção somente será realizada por meio de fotos, projetos, DVDs,
não sendo aceitas obras originais ou maquetes para esta finalidade.
3.2. O critério de avaliação do júri tem em consideração os objetivos do
Programa de Exposições do CCSP e a relevância da proposta do artista
inscrito no panorama da produção artística contemporânea.
3.3. Todos os artistas selecionados receberão um cachê de R$1.500,00 (hum
mil e quinhentos reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em
vigor, que será pago após a realização da exposição.
3.4 Serão concedidos ainda 04 prêmios aquisitivos de R$3.900,00 (três mil e
novecentos reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor, a
quatro artistas dentre aqueles selecionados pelo programa.
3.4.1. A seleção para a premiação será feita entre os trabalhos apresentados
nas mostras individuais simultâneas.
3.4.2. As obras adquiridas por meio desta premiação serão incorporadas ao
acervo da Pinacoteca Municipal.
3.4.3. A seleção para o prêmio aquisitivo será realizada por comissão
composta pela diretoria do CCSP, a diretoria da Divisão de Artes Plásticas,
pelo júri de seleção e pelo grupo de jovens críticos do CCSP que
acompanharão a produção individual dos artistas selecionados ao longo do ano
de 2008.
3.4.4. Esta votação será realizada após a inauguração da última mostra do
ano.
3.4.5. O artista premiado deverá estar de acordo com o termo aquisição e
apresentar memorial poético (conceituação) e memorial técnico-descritivo.
3.4.6. O Centro Cultural São Paulo terá direito de reprodução das imagens
das obras adquiridas, desde que em publicações culturais.
3.4.7. Será facultativo ao artista, a aceitação do prêmio, podendo recusá-lo
caso considere o valor ou as condições impróprias para aquisição de sua
obra.
3.4.8. Os resultados serão divulgados na imprensa, no site do Centro
Cultural São Paulo e no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, a partir de
16 de janeiro de 2008.
3.5. A decisão da Comissão é soberana e irrecorrível.
3.6. Devolução de portafólio por correio, somente será realizada se o
participante anexar envelope adequado, preenchido e selado com o
correspondente valor de envio, caso o valor da postagem seja insuficiente, o
CCSP não se responsabilizará pela devolução. Não será aceito cheque postal
ou dinheiro.
3.7. Os portafólios de todos os artistas inscritos, selecionados ou não,
estarão à disposição dos artistas na Divisão de Artes Plásticas do Centro
Cultural São Paulo a partir de 16 de janeiro de 2008 e deverão ser
retirados, impreterivelmente, até 07 de março de 2008, de segunda a
sexta-feira, no horário das 14h às 17h, no endereço especificado no item
2.2. Após essa data o material será reciclado

4. DAS EXPOSIÇÕES:
4.1. Os artistas selecionados serão divididos em grupos que realizarão
exposições individuais simultâneas no decorrer do ano de 2008.
4.1.1. A organização dos grupos, a distribuição dos espaços de exposição, o
número de obras a serem expostas por cada artista bem como os períodos de
permanência das exposições são atribuições da Divisão de Artes Plásticas e
serão oportunamente divulgados.
4.2. O programa de exposições inclui a apresentação de artistas convidados
pela Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo.
4.3. A entrega e a retirada das obras deverão ser efetuadas nas datas e
prazos estabelecidos oportunamente pela Divisão de Artes Plásticas do Centro
Cultural São Paulo.

5. DAS OBRIGAÇÕES DO SELECIONADO:
5.1. Responder as solicitações da Divisão de Artes Plásticas em tempo hábil.
5.2. Fornecer equipamentos e materiais especiais eventualmente previstos e
não disponíveis no Centro Cultural São Paulo.
5.3. Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos
estabelecidos oportunamente pela Divisão de Artes Plásticas do Centro
Cultural São Paulo.
5.4. Responsabilizar-se pelos encargos relativos à embalagem, ao transporte
e ao seguro das obras a serem expostas.
5.5. Entregar fotos e material para divulgação e para a peça gráfica
referente à exposição, estipulados e segundo modelo a ser fornecido pela
Divisão de Artes Plásticas.
5.5. Fornecer a documentação requerida pelo Centro Cultural São Paulo.
5.5.1. O artista selecionado, para receber o cachê e/ou o prêmio, não poderá
estar em débito com a Municipalidade de São Paulo e deverá fornecer cópia
simples dos seguintes documentos: RG ou RNE (dentro do prazo de validade) e
CPF; Curriculum; Certidão de Tributos Mobiliários atualizada, caso seja
inscrito no Cadastro de Contribuinte Municipal (CCM da Prefeitura).
5.5.2. O pagamento do prêmio será realizado obrigatoriamente mediante
crédito em conta corrente mantida no banco BRADESCO S/A, na forma de
depósito em conta corrente do Banco Bradesco S.A., conforme o Decreto nº
46.528, de 20/10/2005 ou legislação que lhe suceder. Somente os cachês
também poderão ser pagos por meio de Ordem de Pagamento no guichê de caixa
do Banco Itaú S.A., em qualquer uma de suas agências, bastando para isso
identificar-se por intermédio da apresentação do original do RG e do CPF,
nos termos da Portaria SF 02/2006.
5.5.3. Não cabe ao CCSP solucionar impedimentos relativos ao pagamento do
cachê ou prêmio no caso de inadimplência de documentação exigida pela
Prefeitura.
5.7. Assinar termo de compromisso com a Divisão de Artes Plásticas quando
solicitado.

6. DAS OBRIGAÇÕES DO CCSP:
6.1. Divulgar todas as mostras previstas no Programa de Exposições.
6.2. Produzir e postar os convites e folders.
6.3. Montar e desmontar as exposições.
6.4. Prover as condições técnicas necessárias à produção das mostras a que
se refere este Regulamento.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
7.1. As responsabilidades civis, penais, comerciais e outras advindas de
utilização de direitos autorais e/ou patrimoniais anteriores, contemporâneas
ou posteriores à apresentação da proposta cabem exclusivamente ao artista
selecionado.
7.2. A Secretaria Municipal de Cultura não se responsabilizará em hipótese
alguma pelos atos, contratos ou compromissos assumidos de natureza
comercial, financeira, trabalhista ou outra, realizado pelo selecionado para
fins quaisquer de Contrato com a Prefeitura do Município de São Paulo
(Secretaria Municipal de Cultura).
7.3. Fica assegurado ao Município de São Paulo o direito de, no interesse da
Administração, anular ou revogar, a qualquer tempo, no todo ou em parte, o
concurso, dando ciência aos participantes, na forma da legislação vigente.
7.4. Os artistas proponentes assumem todos os custos de preparação e
apresentação de suas propostas e o Município de São Paulo não será, em
nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou
do resultado do concurso.
7.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do Centro Cultural São
Paulo, ouvida a Divisão de Artes Plásticas.

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE CULTURA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP
www.centrocultural.sp.gov.br <http://www.centrocultural.sp.gov.br>
Atendimento ao Público: 3383.3402
e-mail: imprensaccsp@prefeitura.sp.gov.br
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<http://www.centrocultural.sp.gov.br/imprensa>
Atendimento à imprensa - 3383.3463
Emi Sakai

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

alguns links

Rede Brasileira de Redução de Danos
Site que tem como meta discutir, planejar, elaborar, articular e apoiar ações científicas e sociais, assim como fortalecer políticas públicas que favoreçam as questões relativas à redução de danos.
 
 Oxfam
Site de uma organização sem fins lucrativos dedicada a combater a pobreza de populações carentes ao redor do mundo.
 Civicus
Página de uma organização internacional dedicada a fortalecer ações de cidadãos e sociedade civil ao longo do mundo (em inglês).
 Site
 Clínica Ammor
Ação Multiprofissional com Meninos de Rua.
 Site
Arnova
Site de uma associação internacional e interdisciplinar para pesquisa de organizações sem fins lucrativos e de trabalho voluntário (em inglês).
 Site
 Ashoka
Site de uma organização sem fins lucrativos que procura indivíduos com idéias sem precedentes para mudanças em suas próprias sociedades (em inglês).
 Site
 Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais
Criada em 1991 tem como principal objetivo representar e promover o intercâmbio entre as ONGs empenhadas no fortalecimento da cidadania, na conquista e expansão dos direitos sociais e da democracia.
 Site
 Academia Social
Site de uma organização que objetiva o desenvolvimento social pelo fortalecimento institucional das organizações do terceiro setor e o desenvolvimento da juventude.
 
 
 

Institutos, fundações e empresas


 AccountAbility - The Institute of Social and Ethical Accountability
Site de instituição internacional sem fins lucrativos que visa a promoção da responsabilidade organizacional social, ética e global para o alcance de um desenvolvimento sustentável (em inglês).
 Site
 Associação Brasileira de Captadores de Recursos
Página de instituição sem fins lucrativos com a missão de promover, desenvolver e regulamentar a atividade de captação de recursos.
 Site
 Balanço Social
Demonstrativo publicado anualmente reunindo informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade.
 Site
 Conselho Empresarial Nacional (CEN)
Um grupo sólido e representativo do seguimento empresarial, mobilizador de todas as empresas, independente da atividade, porte e região, a manter ações contínuas voltadas à prevenção do HIV/aids.
 Site
 Fundação Abrinq
Site da entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo básico promover os direitos elementares de cidadania das crianças.
 Site
 Fundação Banco do Brasil
Site da fundação que tem como proposta financiar projetos que busquem soluções para problemas sociais.
 Site
 Fundação Getúlio Vargas - Centro de Estudos sobre o Terceiro Setor
Website acadêmico da Escola de Administração de Empresas de São Paulo que tem um espaço de expressão da comunidade e de prestação de serviços.
 Site
 Fundação Itaú Social
Site da fundação que tem como meta demonstrar responsabilidade social por intermédio de diversas ações de apoio a entidades, movimentos e causas.
 Site
 Fundação Vitae - Apoio à cultura, educação e promoção social
Site da associação civil sem fins lucrativos que apóia projetos nas áreas de cultura, educação e promoção social.
 Site
 Fundação W. K. Kellog
Site da fundação internacional sem fins lucrativos cuja missão é a aplicação de conhecimentos para a dissolução de problemas sociais (em inglês).
 Site
 Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas
Site do Gife, que pretende aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum (português e inglês).
 Site
 Instituto Ayrton Senna
Site da organização não-governamental sem fins lucrativos que oferece condições de desenvolvimento humano a crianças e jovens do Brasil por meio da criação, implementação e disseminação de tecnologias sociais.
 Site
 Instituto ETHOS - Empresas e Responsabilidade Social
 Site
 Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Site do instituto que objetiva ajudar os empresários a compreender e incorporar o conceito de responsabilidade social no cotidiano de sua gestão.
 Site
 Petrobrás Social
Site que traz os programas que definem o compromisso da Petrobrás nos segmentos social, cultural, ambiental e esportivo.
 Site
 Rede de Informações para o Terceiro Setor
Site da organização sem fins lucrativos que pretende oferecer informações sobre o terceiro setor e acesso democrático à tecnologia de comunicação e gerência do conhecimento.
 Site
 SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Site da instituição técnica que visa promover a inclusão digital das micro e pequenas empresas e de pessoas que vivem em comunidades de baixa renda.
 Site
 Semina - Saúde Reprodutiva
Empresa voltada para a produção e venda de produtos contraceptivos. Pelo site é possível comprar próteses e materiais educativos para treinamento de estudantes e profissionais da saúde.
 Site
 The Foundation Center
Site da fundação internacional que visa apoiar a filantropia institucional (em inglês).
 Site