domingo, 8 de julho de 2007

Julho no Museu da Casa Brasileira - SP

 

Julho no Museu da Casa Brasileira

 

A programação de julho do MCB traz:

 

. Exposição Desenho Anônimo-legado da imigração no sul do Brasil

. Exposição Jovens Arquitetos

. Catálogo Coleção Museu da Casa Brasileira

. 21º Prêmio Design

. Música no Museu

 

Exposições

 

Desenho Anônimo-Legado da imigração no sul do Brasil

Até 29 de julho

Uma singular coleção de peças feitas por artesãos das imigrações italiana e alemã desde 1824 fazem parte desta exposição que forma um extenso painel da colonização no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Utensílios domésticos, mobiliários, ferramentas, potes, utilitários de marcenaria, objetos de uso pessoal, além de brinquedos e quadrinhos de mensagens éticas e religiosas mostram o desenho espontâneo criado com base na necessidade. Pode-se vislumbrar a inserção dos imigrantes no contexto do universo da casa e do trabalho, da sobrevivência individual, da vivência e da conquista, da abastança e do reconhecimento.

 

Curadoria: Calito de Azevedo Moura e Alfredo Aquino

 

Jovens Arquitetos

Até 15 de julho

Os melhores trabalhos desenvolvidos nas categorias Arquitetura (projetos e obras executadas), Urbanismo (projetos e obras implantadas) e Ensaios Críticos de Arquitetura e Urbanismo, incluindo livros, artigos publicados e ensaios fotográficos, estão nesta exposição que busca reunir, debater, estimular, promover o intercâmbio e divulgar os trabalhos dos jovens arquitetos. Realizada em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, a mostra apresenta os vencedores da 8ª edição do Prêmio e busca contribuir para a análise do processo de evolução da produção e das tendências arquitetônicas mais recentes no país.

 

Curadoria: Vasco de Mello, Silvio Stefanini e Miguel Fabregues

 

 

Publicação

 

Catálogo Coleção Museu da Casa Brasileira

Paralelamente à exposição Coleção Museu da Casa Brasileira, inaugurada em maio, o Museu publica catálogo homônimo, disponível a partir de 13/7. Em 112 páginas coloridas, apresenta como o acervo se formou, a política de gestão para sua melhoria, apontamentos sobre a história do mobiliário, além de legendas explicativas sobre as peças. A publicação também traz um glossário de estilos de mobiliário e fornece suporte ao pesquisador que deseja trabalhar com o tema, listando uma bibliografia específica sobre o assunto.

A mostra Coleção Museu da Casa Brasileira, releitura do acervo, busca valorizar ainda mais suas peças. Das já existentes, 53 foram restauradas. A coleção também foi enriquecida por obras recentemente incorporadas, além de peças que retornaram ao MCB após terem sido encaminhadas a outros museus em gestões anteriores. Uma ampla reforma no espaço expositivo permitiu um aumento do número de peças expostas, circulação mais desimpedida, melhor acomodação dos grupos de visitantes e maior fluidez e legibilidade expositiva.

 

 

21º Prêmio Design

As inscrições para esta edição estarão abertas a partir de agosto. Em breve o MCB disponibilizará o calendário oficial. As informações serão publicadas no site do Museu e nos boletins por e-mail.

 

 

Música no Museu

 

1 de julho, domingo, 11h

Quinteto Conclave

Composto exclusivamente por instrumentos de sopro, o grupo formado por músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo apresenta uma vasta possibilidade de sons e timbres, visitando as músicas erudita e popular. No repertório, composições de Haydn, Bizet, George Gershwin, Ernesto Nazareth, Pixinguinha.

 

8 de julho, domingo, 11h

Ars Nova Trio

O grupo traz um encontro entre a música erudita e as marchinhas carnavalescas, preciosas crônicas do passado. Seu trabalho iniciou-se centrado nas músicas moderna e contemporânea brasileira do século 20 e culminou em pesquisas inusitadas.

 

15 de julho, domingo, 11h

Quinteto Sometais

Com repertório eclético, que mescla os gêneros erudito e popular, o quinteto apresenta a história e a evolução dos instrumentos de metais, trazendo no repertório de Beethoven a Pixinguinha, buscando despertar o interesse de adultos e crianças pela música instrumental.

 

22 de julho, domingo, 11h

Ney Salgado

Um dos mais expressivos músicos de sua geração, o pianista apresenta recital com uma seleção especial de composições de Mozart, Schubert, Villa-Lobos, Ravel, Chopin e Liszt, tais como Valsa da dor, Rondo in D major k. 485, e Sonata in A minor op. 143.

 

29 de julho, domingo, 11h

Klepsidra

Dedicado ao trabalho minucioso e contínuo da restauração sonora de obras antigas, o grupo utiliza instrumentos históricos como o cravo, a flauta doce e a viola de gamba, e apresenta um panorama da música colonial latino-americana, em peças de caráter religioso e profano.

 

 

Mais informações: www.mcb.sp.gov.br

 

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima 2705
Jardim Paulistano, São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário