quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Espetáculo relembra os 60 anos sem Mahatma Gandhi

 Os 60 anos da morte de gandhi são relembrados

no Espetáculo beneficente

"O Despertar da Índia"

Dia 21 fevereiro, apresentam-se no Centro da Cultura Judaica

a bailarina Bhávana Rhya, o ator João Signorelli e a cantora indiana Meeta Ravindra

 

 

Em memória aos 60 anos da morte do líder espiritual indiano Mahatma Gandhi, o espetáculo reinventa o amor pela humanidade, acreditando poder despertar nos povos o desejo de uma convivência pacífica e altruísta. O coletivo além do individual.

 

"O Despertar da Índia" mescla dança, teatro e música com a apresentação de peças de Dança Clássica Indiana pela bailarina Bhávana Rhya e Cia Odissi Brasil, a interpretação do monólogo "Gandhi, um líder servidor" e leitura de uma carta da esposa de Mahatma Gandhi pelo ator João Signorelli e cantos devocionais com a cantora indiana Meeta Ravindra.

 

Este evento tem por fim mostrar a conexão que existe entre os povos com a cultura da paz. Nações em conflito que poderiam e deveriam resolver as suas questões bélicas com uma conduta totalmente diferente da atual. Todos os povos são um só, e todos os povos só têm um Deus. Gandhi viveu acreditando nisso e morreu por causa disso. Esta luta pela paz é de todos nós. Comemorar o aniversário da morte de Gandhi é lembrar o motivo pelo qual ele morreu, a ação pela não-violência.  Segundo as palavras de Mahatma Ghandi, só o amor cura, nutre, une, entusiasma, faz nascer, alivia,  materializa, motiva e possibilita a vida.

 

 

Serviço:

Espetáculo "O Despertar da Índia"

21/02 – Horário.: 20h30 – Duração.: 100 min., sem intervalo, Recom.: 12 anos,

Preços: 1 kg de alimento a ser doada para o programa Ajuda Alimentando.

Ingressos limitados, sujeito à lotação do espaço

Direção: Daniel Marczyk

Local: Teatro Centro da Cultura Judaica

Rua Oscar Freire , 2500 - Sumaré- São Paulo, SP, Brasil - Metrô Sumaré

Informações: (11) 3065-4333

Capacidade: 300 lugares / Ar-condicionado / Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

 

 

Realização: Instituto Bhávana Rhya

www.institutobhavanarhya.com.br

Apoio: Centro da Cultura Judaica

http://www.culturajudaica.org.br/

 

Sobre os artistas participantes:

 

Bhávana Rhya

Formada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, começou seus estudos de Odissi em 1995.  Viajou inúmeras vezes ao Canadá, USA e Índia a fim de aprimorar seus conhecimentos com importantes gurus indianos, apresentando-se em diversos locais. Em 2003   recebeu do guru Kelucharam Mohapatra as bençãos para o seu trabalho espiritual de divulgação da Dança Clássica Indiana e foi homenageada no IndiaFest pelo Cônsul Geral da Índia Sr. Deepak Bhojwani em reconhicento ao seu talento. Em 2005 fundou a Cia. OdissiBrasil de Dança Clássica Indiana e inaugurou o Instituto Bhávana Rhya. Juntamente com Daniel Marczyk, vem consolidando as atividades do Instituto, oferecendo atividades ligadas à cultura indiana e à espiritualidade visando um trabalho social dentro de comunidades. Em  2007 participou dos eventos do Ciclo Multicultural no Centro da Cultura Judaica de São Paulo e realizou no Teatro Itália de SP o espetáculo Os Olhos Negros da Índia, com a participação de artistas indianos.

Bhávana Rhya visita anualmente os EUA para estudar Odissi com a bailarina indiana Sandhyadhipa Kar.

 

João Signorelli

Vem interpretando Gandhi há mais de dois anos, apresentando-se por todo país em teatros, empresas, instituições de ensino, abertura de eventos e congressos. O monólogo de Miguel Filiage, baseado nos discursos de Gandhi, fala sobre liderança, conduta única e cooperativismo, propõe que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios.

Convida a platéia a fazer uma longa e sensível reflexão sobre a liderança, a não-violência  e vem obtendo êxito pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas.

 

Meeta Ravindra

Nasceu na Índia, em Sewagram, aldeia fundada por Mahatma Gandhi. Iniciou sua carreira aos cinco anos e aos quatorze conquistou o primeiro prêmio no "Bhajan Sangeet" de música devocional, num concurso nacional. Dona de uma voz que pode alterar o estado de consciência dos ouvintes, foi uma das vencedoras do concurso de Ghazal, em 1993 na Índia, premiada com um contrato junto à gravadora CBS-Sony (Índia). No Brasil, difunde a música clássica e a cultura indiana através de aulas e cursos, apresentações em teatro, rádio e televisão. Fundou a Associação Cultural Índia-Brasil com o intuito de aproximar a cultura destes dois países. Foi honrada pelo governo indiano, em reconhecimento ao seu talento e pela divulgação da música clássica indiana no Brasil.

 

 

Sobre Mahatma Gandhi

 

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido mundialmente por Mahatma Gandhi, do sânscrito "A Grande Alma", nasceu em 2 de Outubro de 1869, Nova Déli, e foi assassinado em 30 de Janeiro de 1948. Líder pacifista indiano, foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado e um influente defensor do princípio da não-agressão e protestos pacíficos.

Como principal personalidade na independência da Índia, frequentemente afirmava a simplicidade de seus valores e de suas ações derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Gandhi propagou sua mensagem de paz por todo o mundo e continua ainda influenciando gerações e a inspirar ativistas democráticos e anti-racistas.

 

***

"O único tirano que aceito neste mundo é a voz interior, suave e serena."

"Olho por olho e toda a Humanidade acabará cega"

Mahatma Gandhi

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário