quarta-feira, 8 de julho de 2009

Divulgação do II Prêmio de Fotografia do CPC-USP


 

 

 

 

 

 

 

 

II Prêmio de Fotografia do CPC-USP
"O Bixiga de ontem e de hoje"

Tema e objetivos *

O Centro de Preservação Cultural USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo promoverá, entre 03 de agosto e 01 de outubro de 2009, o seu segundo Prêmio de Fotografia, que tem como tema as transformações por que passou o bairro do Bixiga, em sua trajetória no tempo.

O Prêmio é destinado a fotógrafos (as) amadores (as) de qualquer idade não sendo, porém, vetada a participação de profissionais. Tem como objetivo promover a divulgação e a valorização do patrimônio cultural do referido bairro e busca, ainda, captar imagens para uma exposição sobre o tema a ser realizada na Casa de Dona Yayá.

Nesta sua segunda edição, o concurso pretende ampliar o escopo dos trabalhos inscritos, incluindo a categoria "Memória Fotográfica", com o intuito de promover a realização de ensaios fotográficos que se utilizem de outros materiais e meios para promover a reflexão sobre o tema proposto. Assim, além da produção de registros fotográficos do Bixiga no presente, podem ser utilizados registros anteriores – como fotografias pessoais, reportagens publicadas em jornais e revistas, depoimentos, etc. - para possibilitar a visualização das mudanças ocorridas no bairro, cotejadas com a situação atual.

Essa proposta está ligada à constatação de que, sendo um dos mais antigos bairros de São Paulo, o Bixiga passou por grandes e profundas transformações em sua história, e em sua conformação física. Na época da construção da casa que mais tarde viria ser ocupada por Dona Yayá, a área era ocupada por chácaras e situava-se na periferia da cidade; no início do século, o crescimento da cidade se acelera e estas antigas chácaras vão sendo loteadas, e o bairro vai se adensando. Neste momento, o Bixiga começa a receber novos moradores, boa parte dos quais de origem italiana. Na década de 1970, o crescimento da cidade de São Paulo passa a exigir grandes reformas viárias, que atingiram duramente o bairro, devido à sua localização no entorno imediato do centro expandido da cidade. Para abertura da Ligação Leste-Oeste, áreas inteiras foram desapropriadas e demolidas; quadras foram cortadas, ligações tradicionais foram rompidas.

Em que pese a escala das transformações ocorridas e seu impacto na coesão social do bairro, pouco se sabe a respeito. O CPC-USP, cuja sede, a Casa de Dona Yayá, demonstra exemplarmente tais mudanças, convida a todos a pesquisar e refletir sobre esta história, apresentando sua contribuição para o conhecimento da trajetória do bairro.

* O Regulamento completo com os procedimentos para inscrição, a listagem das categorias de participantes e os respectivos prêmios estarão disponíveis no site do CPC, seção "Agenda" a partir do dia 20 de julho.


Centro de Preservação Cultural
Universidade de São Paulo (CPC-USP)
Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista
01324-001 - São Paulo, SP - Brasil
tel/fax + 55 11 3106-3562
e-mail cpcpublic@usp.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário