terça-feira, 20 de abril de 2010

Real Instrumental - MG

Real Instrumental leva nova cena musical ao circuito histórico

Primeira edição do festival acontece gratuitamente em Sabará  neste sábado

A primeira edição do festival Real Instrumental acontece neste sábado (24) a partir das 18 horas em Sabará reunindo alguns dos nomes que vêm se destacando na nova cena da música instrumental brasileira. Além dos mineiros do 4instrumental (Sabará), Iconlini (BH) e Dibigode (BH), o festival contará também com os acreanos do Caldo de Piaba, que estão em turnê pelo Estado.

Promovido pelo Instituto Cultural Fórceps, o Real Instrumental circulará pelas cidades que fazem parte da Estrada Real promovendo a integração entre esse circuito histórico e a produção instrumental recente que vem se destacando no país, criando um diálogo entre o novo e o antigo. Para intensificar a proposta todos os shows serão realizados em pontos históricos das cidades sem o uso de palco, estabelecendo um contato direto entre os músicos e o público, que ficará livre para circular ao redor do espetáculo. Em Sabará o Real Instrumental será gratuito, realizado na praça Melo Viana no centro histórico da cidade, em frente à igreja Nossa Senhora do Rosário, uma obra inacabada do século XVIII. 

Sobre as bandas 

Caldo de Piaba

Formado no final de 2008, o Caldo de Piaba é um projeto idealizado por amigos que tem em comum o gosto pela mistura de ritmos e a vontade de experimentar com a música instrumental. Além das composições próprias, são apresentadas releituras de canções populares. Nesse consistente caldo quem conduz a melodia é a guitarra (como na lambada e na guitarrada paraense) que  se encontra com a bateria e o baixo inspirados no funk, no ska e no samba-rock. Isso tudo misturado com um toque de psicodelia, com uma certa liberdade de improviso, e com o que mais for surgindo. Esse é o pano de fundo das composições do Caldo de Piaba que vem conquistando seu espaço no cenário da música acreana. Em um ano de trajetória, a banda já rodou o interior do Acre a bordo de uma Kombi levando seu show para praças e coretos. Se apresentou também em festivais independentes como o Varadouro (Rio Branco-AC), Grito Rock (Acre, Alagoas e Bahia), Calango (Cuiabá-MT), Rec Beat (Recife-PE) e Mostra Instrumental Contemporânea (Rio de Janeiro). 

Iconilli

Iconilli é uma banda instrumental que tem como base o rock, além de referências como jazz e música africana. A banda é formada por cinco músicos que utilizam diversos instrumentos, entre eles sax, theremin, orgão, flauta e metalofone. A composição gerada pela estrutura de rock e timbres antigos geram uma atmosfera geométrica e uma métrica recortada. 

4instrumental

O 4instrumental nasceu em Sabará  no começo de 2008 e desde então a banda já circulou por várias cidades de Minas Gerais e se apresentou em festivais importantes como o Jambolada (Uberlândia/MG), Primeiro Campeonato Mineiro de Surf (BH/MG), Marreco (Patos de Minas/MG), Arena Livre (Vespasiano), Escambo (Sabará), além de realizar shows nas edições do festival Grito Rock nas cidades de Sabará, BH, Montes Claros, Divinópolis e Guaxupé. Atualmente o grupo está com vários shows agendados, entre eles a Virada Cultural (SP) e o festival Calango (MT).  

Com influências que vão desde a música instrumental brasileira até o rock inglês contemporâneo, o 4instrumental tem se destacado pelo som expressivo e pela habilidade técnica de seus integrantes. Para 2010, o grupo prepara o lançamento de seu primeiro CD e a realização dos primeiros shows fora de Minas Gerais. 

DiBigode

Banda formada em Belo Horizonte por cinco músicos arrojados que produzem um som audaz marcados pela característica arrebatadora das melodias e intensidade dos solos. Apesar do pouco tempo de carreira o grupo já possui um público fiel e vem se apresentando constantemente em Belo Horizonte.  

Sobre o Fórceps 

Resultado da reunião de artistas, comunicadores e produtores de Sabará e outras cidades da região o Fórceps vem desde 2007 trabalhando no desenvolvimento da cultura independente da região e no diálogo com a produção de outras partes do país como integrante do Circuito Fora do Eixo juntamente com outros 44 coletivos de todo o país.  
 

Serviço 

Real Instrumental

Data: 24/04

Local: Praça Melo Viana, Centro histórica de Sabará-MG

Horário: A partir das 17h

Preço: Gratuito 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário